terça-feira, 15 de maio de 2018

HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO.

        A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Áurea Accioly Dourado, localizada na BR-364- trecho Tarauacá/Cruzeiro do Sul, foi criada pelo Decreto Municipal nº 009, datado do dia 02 de Maio de 2006, na gestão do Prefeito Erisvando Torquato do Nascimento e Secretário Municipal de Educação- Orlando Bezerra da Silva, localizada na BR 364, nº 1.569. A escola recebeu esse nome em homenagem à Professora Áurea Accioly Dourado, nascida na colônia Epitácio Pessoa, área rural do município de Tarauacá-Acre, no dia 07 de Janeiro de 1936, filha dos agricultores Márcio Accioly e de Alzira Accioly. Cursou o primário na escola Santa Inês, bairro da Copacabana. E o ginásio, na Escola Plácido de Castro. Formou-se em Estudos Sociais, pela Universidade Federal do Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre. Em 1963, ingressou no magistério como Professora concursada de 1ª e 2ª séries, na Escola 25 de Abril. Em 1972, passou a trabalhar na Escola Omar Sabino de Paula como Professora da 2ª série. No segundo semestre do corrente ano, foi convocada para trabalhar na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro como professora da 4ª série. Em 1981, trabalhou na Escola Instituto São José.
            Por sua dedicação e empenho à área educacional foi convidada pelo Governador Nabor Júnior a assumir o cargo de Inspetora de Ensino. No ano de 1984, o Prefeito Odilon Vitorino a nomeou Diretora da primeira escola de Ensino Fundamental de área urbana, denominada Escola Prof. José Augusto de Araújo. Em 1999, assumiu a direção da Escola Plácido de Castro. Ao término desse trabalho, retornou à sala de aula como professora de 5º a 8º ano. Logo depois, aposentou-se.
  A Escola Áurea Accioly Dourado, foi construída para atender a demanda de crianças que se encontravam fora da escola. E, principalmente, para atendimento da reivindicação de seus pais que diziam não ter condições de comprar material e uniforme escolar, conforme exigia a escola estadual localizada nas adjacências do bairro, devido à precariedade de suas condições financeiras. O responsável pelo levantamento dessa demanda foi o professor Valter Nascimento de Souza (Júnior), que pessoalmente entregou o resultado dessa demanda ao Secretario Municipal de Educação- Orlando Bezerra da Silva, que autorizou a construção da Unidade com a estrutura de 02 salas de aula, um banheiro, uma cantina e uma sala de administração. Sua matricula inicial atendeu 37 alunos, em salas multisseriadas, sendo uma turma de 1ª, série e outra de 2ª, 3ª e 4ª série.
Em 2006, a Secretaria de Educação nomeou a Professora Maria Clelma Rocha da Costa gestora da escola, com Portaria de Coordenadora. Em 2008, foi eleita pela comunidade escolar a primeira diretora da Instituição.
Em 22 de outubro de 2009 a escola Áurea Aciolly passou à denominação de Valdina Torquato do Nascimento, em atendimento à solicitação constante no Of. nº 830/2009-PR/ AC-RGM, cuja redação determinava que a Lei nº 6.454/77, artigos 1º e 2º relata a proibição do nome de pessoas vivas em bem público, de qualquer natureza, etc.
A Escola recebeu a denominação de Valdina Torquato do Nascimento em homenagem à mãe do prefeito, à época, Erisvando Torquato do Nascimento. Atualmente está localizada na rua Capitão Hipólito – Travessa do Matadouro, nº 25.
Em dezembro de 2012, foi eleito pela comunidade escolar, o Professor Valter Nascimento de Souza. Sendo reeleito para o pleito 2016-2019.
Em 2013 ano iniciou-se a construção do prédio da nova escola Valdina Torquato do Nascimento, localizado na Rua Capitão Hipólito – Travessa do Matadouro, nº 25 – bairro Triângulo.
Estruturalmente possui 06 salas da aula, 01 biblioteca, 01 sala de Recursos Multifuncional, 02 banheiros de aluno (masculino e feminino) adaptado para aluno com Necessidades Especiais. Um pavilhão Administrativo com: 01 sala de Diretoria, 01 almoxarifado, 01 Secretaria, 01 depósito de material, 01 sala de Coordenação Pedagógica/Sala de Professores e 01 banheiro de funcionários (masculino e feminino.
Atualmente a Escola Valdina Torquato do Nascimento é composta por um quadro de funcionários contendo: 01 Gestor, 01 Coordenador de Ensino, 02 Coordenadores Pedagógicos, 15 professores, 02 bibliotecárias, 01 Coordenador Administrativo, 01 Secretário Escolar, 01 Digitador, 01 Auxiliar de Secretaria, 04 Cuidadores de Aluno Especial, 01 Monitor de Ônibus, de 02 Merendeiras, 01 Zelador, 05 Servente, 01 Auxiliar Escolar, 04 Vigias, perfazendo um total de 42 funcionários. Atende uma clientela de 420 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 14 turmas.
                                MARIA CLEUMA ROCHA DA COSTA 
    1ª Gestora da Escola
    Licenciado em Pedagogia.
             VALTER NASCIMENTO DE SOUZA - Gestor atual.  
Licenciado em Biologia, Pedagogia, Pós Graduado em Gestão Escolar e Gestão Ambiental.
 ÁUREA ACCIOLY DOURADO
1ª Patrona da escola -In Memoriam
Áurea Accioly Dourado, nasceu na colônia Epitácio Pessoa, área rural do município de Tarauacá-Acre, no dia 07 de Janeiro de 1936, filha dos agricultores Márcio Accioly e de Alzira Accioly. Cursou o primário na escola Santa Inês, bairro da Copacabana. E o ginásio, na Escola Plácido de Castro. Formou-se em Estudos Sociais, pela Universidade Federal do Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre. Em 1963, ingressou no magistério como Professora concursada de 1ª e 2ª séries, na Escola 25 de Abril. Em 1972, trabalhou na Escola Omar Sabino de Paula como Professora da 2ª série. No segundo semestre do corrente ano, foi convocada para trabalhar na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro como professora da 4ª série. Em 1981, trabalhou na Escola Instituto São José.
            Por sua dedicação e empenho à área educacional foi convidada pelo Governador Nabor Júnior a assumir o cargo de Inspetora de Ensino. No ano de 1984, o Prefeito Odilon Vitorino a nomeou Diretora da primeira escola de Ensino Fundamental de área urbana, denominada Escola Prof. José Augusto de Araújo. Em 1999, assumiu a direção da Escola Plácido de Castro. Ao término desse trabalho, retornou à sala de aula como professora de 5º a 8º ano. Logo depois, aposentou-se.
VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO
Patrona atua da escola -In Memoriam
VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO, nasceu no dia 23/09/1940, no seringal Cujubim,Estado do Amazonas. Era casada com o Senhor Antônio Cunha do Nascimento com quem teve seis filhos. Valdina Torquato veio morar em Tarauacá, no final da década 60 onde fixou residência na Rua 31 de Março, bairro Wandick Tocantins, hoje Bairro do Triangulo. Veio para cidade à procura de estudo para seus filhos pois no seringal onde morava não existia escola. Por ter se tornado uma referência para as pessoas que moravam no Baixo Amazonas, sua residência mais parecia uma casa de passagem. Sua trajetória de vida foi pautada sempre em ajudar as pessoas mais necessitadas. Valdina Torquato, faleceu dia 21/08/1983, no hospital Dr. Sanção Gomes, vítima de uma infecção generalizada.
                                         1º Prédio da escola Valdina Torquato.
                               Prédio atual da escola Valdina Torquato.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário